Dieta para ganhar massa musucular – Se você vai à academia diversas vezes por semana e leva o treino a sério, é bem provável que se sinta exausto eventualmente. O pior é quando todo esse empenho não fica evidente no ganho de massa muscular. Felizmente, alguns ajustes na dieta podem ajudar na hipertrofia.
Tão relevante quanto os exercícios, suas cargas e as séries, é a atenção com a alimentação. Seguir uma dieta para ganhar massa muscular rápido é o segredo de grandes astros como o Sylvester Stallone. Não é à toa que aos 72 anos o cara ainda tenha uma musculatura invejável.
Se você quer ganhar massa muscular e arrasar como o Rocky Balboa nos seus dias de glória, não pode perder as dicas de hoje. Serão apresentadas dicas práticas de como potencializar os resultados de seus esforços no treino.
Vamos lá?
5 Dicas Para Uma Dieta Para Ganhar Massa Muscular Rápido
Embora fisiculturistas profissionais façam uma redução expressiva na quantidade de gorduras ingeridas, nem tudo se resume a esse aspecto na dieta para ganhar massa muscular. Para que o cardápio renda mudanças físicas positivas, há inúmeros fatores a serem considerados.
Certamente, o balanço calórico é estratégico para que haja uma queima de gorduras eficiente. Por isso, alguns sacrifícios são inevitáveis.
Mas não é tão difícil quanto parece. Se você quer que os músculos se desenvolvam e não fiquem escondidos atrás da gordura, basta fazer adaptações básicas e incluir nutrientes que colaborem com a musculatura.
Confira a seguir 5 dicas sobre a alimentação para ganhar massa muscular.
Dica #1: Turbine a Dieta com Proteínas
Diversas partes do nosso corpo são formadas por proteínas, incluindo os músculos. Os tecidos musculares são caracterizados pela dinamicidade, ou seja, suas estruturas têm a capacidade de se reconstruir constantemente.
Para que aconteça o ganho de massa muscular, é fundamental que a alimentação garanta um balanço proteico positivo. Sendo assim, é recomendado o consumo elevado de proteínas na alimentação.
Essa informação inicial é amplamente conhecida e você provavelmente já tenha ouvido falar a respeito. Contudo, você sabe qual é a quantidade exata de proteínas que precisa consumir?
A Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte recomenda para os atletas de força que a ingestão proteica seja de 1,6 a 1,7 gramas a cada quilo corporal.
Outros especialistas dizem que até 2 gramas a cada quilo já é uma quantia eficiente.
Optar por uma ingestão maior do que essa quantidade não influencia na síntese das proteínas musculares. Particularidades dessa recomendação nutricional devem ser analisadas caso a caso.
A fórmula que você pode aplicar para descobrir qual é a sua necessidade de proteínas na alimentação para ganhar massa muscular é a seguinte: peso total X recomendação de ingestão proteica = consumo diário de proteínas em gramas.
Quer um exemplo prático? No caso de um homem de 70 quilos, seguindo a sugestão de consumo de 1,6 gramas de proteína por quilo, é preciso consumir 112 gramas de proteínas ao dia (70 X 1,6 = 112).
Dica #2: Não Condene os Carboidratos
Quem faz dieta para ganhar massa magra, normalmente demoniza os carboidratos e foca somente na proteína.
Acontece que os carboidratos são imprescindíveis para que você tenha energia para treinar e para sintetizar os nutrientes corretamente.
Sem essa substância, o fígado acaba recorrendo aos músculos para ter o combustível necessário para desempenhar suas funções. Aí é que o tiro sai pela culatra.
Ao invés de obter ganho de massa muscular, você acaba perdendo.
Outra vantagem do carboidrato para quem faz musculação é a maior produção de insulina que ele promove.
Para assimilar os açúcares, o pâncreas mantém alto os níveis desse hormônio. Sendo assim, o corpo permanece em estado anabólico por muito mais tempo.
Por essas e outras razões, pelo menos 40 a 50% do seu consumo diário de calorias deve ser proveniente de carboidratos.
Preferencialmente, opte pelos complexos e com baixo índice glicêmico, como o pão integral, o arroz integral, a batata doce, o amendoim e a lentilha.
Na dieta para ganhar massa muscular rápido, é estratégico utilizar carboidratos de rápida absorção no pré e no pós treino. Eles provocam picos de insulina que estimulam a síntese dos nutrientes nas células.
Dica #3: Não treine com fome
E por falar em pré e pós treino, jamais vá para a academia com fome.
Levantar peso em jejum, além de impactar negativamente na sua força, também faz com que o fígado use as preciosas proteínas musculares para ter energia.
Perder massa magra não é nada interessante para o fisiculturista. Se você não quiser comer alimentos sólidos antes do treino, experimente trocar por uma vitamina de banana ou um suco de laranja.
Outra coisa importantíssima durante a dieta para ganhar massa magra, especialmente para quem faz treinos mais longos, é levar consigo uma bebida com carboidrato para consumir na academia.
Caso contrário, você corre o risco de ter uma incômoda e perigosa crise de hipoglicemia entre uma série e outra.
Dica #4: Evite alimentos processados
Em toda e qualquer dieta para ganhar massa muscular rápido o consumo de calorias vazias não é nada inteligente. E sabe quais são os alimentos que mais possuem esse tipo de desvantagem? Os industrializados!
Alimentos processados deixam você inchado e não contribuem para a definição e ganho de massa muscular.
Evite ao máximo comer fast food, salgadinhos, bolachas e outras guloseimas do gênero. Esses itens dificultam a sua regeneração muscular.
Sempre prefira alimentos naturais, tais como arroz integral, carnes, sucos de fruta, legumes e verduras. Deixe as tentações gastronômicas somente para ocasiões especiais e, no dia a dia, faça você mesmo a sua comida.
Dica #5: Varie o cardápio e não caia na monotonia
Como você viu no item anterior, preparar os próprios alimentos na dieta para ganhar massa muscular rápido é o mais recomendado.
Mas como não cair na monotonia de comer frango e batata doce todo dia? Calma, para isso há solução!
Está cansado daquela panela que tanto gruda sua comida? Veja a nova panela GoldChef, ela é antiaderente e possui uma tecnologia avançada para durar mais tempo!
O cardápio de quem faz musculação não precisa ser restrito e muito menos monótono. Existem inúmeras combinações saborosas que deixam qualquer guloseima de padaria no chinelo, é só ter as receitas certas em mãos.
Um dos livros de receitas mais vendidos atualmente é o “30 Receitas Anabólicas”. Ele traz um compilado incrível de pratos para incluir no cardápio e se deliciar sem peso na consciência.
O melhor de tudo é que o preço é acessível e ele vem no formato e-book.
Logo abaixo será linkado um cupom promocional para os leitores que tiverem interesse na aquisição. Aproveite, pois são as últimas unidades e o valor pode subir a qualquer momento.
Essas foram as dicas de hoje! Até a próxima!
Basta acessar o link promocional logo abaixo para garantir o “30 Receitas Anabólicas” pelo menor preço.
Mas aproveite, pois eu não sei se vai durar muito tempo, então, acesse enquanto há tempo.